• AdvertiseAdvertise

15/02/2017

Prevenção à lavagem de dinheiro: corretores de imóveis de MS sobem no ranking nacional


Assumindo a segunda colocação entre todos os Estados do Brasil, os corretores de imóveis de Mato Grosso do Sul sobem mais uma posição no ranking que contabiliza o envio de comunicação de não ocorrência de atividades suspeitas no setor imobiliário, como forma de prevenção à lavagem de dinheiro. Em 2016, ocupavam a terceira colocação. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15), durante seminário nacional realizado em Foz do Iguaçu (PR).


O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª Região (CRECI-MS), Delso José de Souza, está participando do encontro e atribuiu a boa colocação sul-mato-grossense ao nível de conscientização dos profissionais, que atenderam ao chamado do Conselho e enviaram suas comunicações de não ocorrência no período estipulado. “Os corretores de imóveis de MS estão atentos às suas responsabilidades com a profissão, mas, principalmente, contribuíram com o trabalho desenvolvido pelos entes federais em desfavor da lavagem de dinheiro”, destacou Delso.


Do total de profissionais e empresas ativos em todo o Mato Grosso do Sul, 69% deles atenderam à solicitação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda, e enviaram a comunicação de não ocorrência no período estipulado até 31 de janeiro. A medida está prevista na Resolução COFECI nº 1.336/2014, art. 12, e deve ser respeitada por pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis, em caráter permanente ou eventual, de forma principal ou acessória.


Por outro lado, o corretor de imóveis que constatar alguma operação suspeita deve enviar a Comunicação de Operações Suspeitas (COS) em até 24 horas da data da ocorrência. Os corretores de imóveis que ainda não enviaram a comunicação de não ocorrência ainda devem enviar apesar do prazo vencido. Todas as informações podem ser consultadas no site do COFECI (www.cofeci.gov.br). 

 

adv_banner