• Advertise

04/05/2017


CRECI-MS alerta para atuação de falsos corretores de imóveis em Dourados


Quem circula pelas ruas e bairros de Dourados consegue observar novas construções e loteamentos. O movimento no mercado imobiliário pode atrair pessoas despreparadas que se aventuram na comercialização de imóveis, se passando por corretores de imóveis credenciados. “É um risco muito alto deixar o patrimônio sob a responsabilidade desses falsos profissionais”, alerta o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª Região (CRECI-MS), Delso José de Souza, que deu início a uma grande campanha de fiscalização na cidade.


“Nosso interesse é constatar a irregularidade e autuar aqueles que atuam como corretores de imóveis, mas sem a credencial, que lhe dá a liberdade do exercício regular da profissão”, afirma Delso. Somente no período entre 17 e 20 de abril, os agentes fiscais autuaram 13 pessoas exercendo ilegalmente a profissão. Outro agravante à situação é o acobertamento dessas pessoas por empresas imobiliárias. A campanha de fiscalização também teve como foco autuar os empreendimentos que protegem o exercício ilegal.


Além da intensificação da fiscalização, outra medida de prevenção à atuação ilegal é a conscientização da população sobre a função do Conselho Profissional, que tem como uma das funções informar ao cidadão interessado se determinado corretor de imóveis é credenciado e está regular junto ao CRECI-MS. “Dispomos de diversos canais de comunicação com a sociedade para informação sobre a situação cadastral do corretor de imóveis e inclusive fazer denúncias de atuação ilegal. É interessante que o denunciante tenha algum tipo de prova para confirmar sua denúncia”, esclarece Delso. Segundo ele, o anonimato do denunciante é mantido em sigilo. A consulta do credenciamento dos profissionais pode ser feita no próprio site do CRECI-MS.


“A missão principal do CRECI-MS é proteger a sociedade, assegurando que o patrimônio do cidadão seja negociado por pessoas devidamente registradas, com a garantia de que aquela transação está sendo conduzida por um corretor de imóveis habilitado e capacitado para tal”, salienta Delso.


A campanha de fiscalização deve ser intensificada nos próximos meses. “Estamos vigilantes, na proteção do cidadão e também dos profissionais que estão regulares e trabalhando dentro da legalidade”, afirma o presidente do CRECI-MS. “O patrimônio de uma família é um bem a ser tratado pelo corretor de imóveis como seu próprio bem. Portanto, busque sempre um corretor de imóveis credenciado, pela segurança e para evitar problemas futuros”, aconselha.


Serviço – Para consultar se um corretor de imóveis é credenciado, acesse www.crecims.gov.br em Consulta de Corretores de Imobiliárias, na capa do site.


adv_banner