• Advertise

NOTÍCIAS - 11/06/2015

 

Creci/MS alerta sobre possível golpe de venda de carteira de corretor de imóveis online

 

Esta semana em um anúncio postado no setor de classificados em um site de notícias de Campo Grande, um homem ofereceu Carteira de Corretor de Imóveis em um prazo de 8 dias. O anunciante deixou um contato telefônico em que o prefixo é do estado da Bahia. Por meio de uma denúncia, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª. Região tomou conhecimento do caso  informou o Creci da Bahia. A investigação deve ser encaminhada para a Polícia Federal daquele estado, já que o suposto estelionatário usou prefixo telefônico baiano. 


Para confirmar o golpe um corretor do Creci/MS ligou para o anunciante sem se identificar e saber mais informações:


Leia o conteúdo da Ligação:


Corretor: Olá queria saber sobre o anúncio de Carteira do Creci?
Suspeito: O custo é de R$1.350,00. Você me envia as cópias dos seus documentos por e-mail e me paga o valor de 750 reais, para que eu possa dar entrada na documentação. Em oito dias envio o diploma e apos 30 dias do recebimento do diploma, vc me paga o restante. 
Corretor: Mas isso é legal né? É seguro?
Suspeito: Sim está tudo dentro da lei.


O caso foi registrado na Delegacia Especializada na Repressão de Crimes e de Defraudações e Falsificações, como tentativa de estelionato, “Precisamos deixar a sociedade em alerta, isso é sim um golpe. Não sabemos se houve vítimas por isso tentativa de estelionato, mas é importante frisar nenhuma carteira de Creci, de nenhum estado do País, muito menos em Mato Grosso do Sul é adquirido em 8 dias e ainda mais sem passar por um preparo. A profissão de corretor de imóveis vem sendo valorizado a cada dia por conta deste cuidado com a ética profissional na preparação destes que realizam sonhos de pessoas,” afirmou o presidente do Creci/MS Delso José de Souza.


O Creci/MS alerta que para conseguir uma carteira de corretor de imóveis existe todo um trâmite legal. Primeiro o interessado deve fazer o  curso de Gestão em negócios imobiliários que tem duração de 2 anos ou o curso T.T.I. – Técnico em Transações Imobiliárias que dura em média 1 ano. De posse do diploma ou do certificado de conclusão do curso com histórico escolar, os formados devem procurar o Conselho Regional para ingressar com o pedido de inscrição no Creci/MS e assim poder atuar como Corretor de Imóveis de  acordo com a lei que regulamenta a profissão. 
As instituições de ensino que oferecem o curso de Gestão em negócios imobiliários devem estar autorizadas junto ao COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis e também junto ao MEC - Ministério de Educação. Os  cursos de TTI devem estar autorizadas junto ao COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis e Secretaria de educação dos Estados. Para que os Conselhos Regionais possam receber os pedidos de inscrições, a escola deve ainda ter a portaria expedida pelo Conselho Federal sendo que esta oferece esta autorização, "De fato os diplomas de TTI das escolas aprovadas e fiscalizadas pelo COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis são válidos para inscrição nos Conselhos Regionais em todo o território nacional, entretanto ao apresentar o referido diploma o Conselho Regional irá consultar a legalidade do documento junto a Secretaria de Educação do Estado e constatada a falsidade denunciará o portador e a escola à Policia Federal,” encerra Claudemir das Neves, diretor nacional de fiscalização.  

 

 

 

 

adv_banner

 

Veja as Fotos no Facebook:

 

 

 

VOLTAR

adv_banner